quarta-feira, julho 24, 2013

24 de Julho


 
O 24 de Julho, nome de avenida ribeirinha de Lisboa, é o do ano de 1833, data da entrada no continente das tropas liberais, comandadas pelo Duque da Terceira, que chegaram a Lisboa para se oporem, em defesa de D. Pedro, aos absolutistas de D. Miguel.


Mercado da Ribeira
 
 
 
Mas nos anos 90 do século passado, um inquérito publicado por uma revista de fait-divers, realizado no local, revelava que a maioria dos que curtiam a movida de Lisboa na 24 de Julho admitiam que a data fosse a da inauguração das discotecas Kremlin, da Kapital ou do Plateau. O centro do mundo da movida da noite de Lisboa situava-se então nas Escadinhas da Praia, à 24 de Julho.

Museu de Arte Antiga visto do Tejo
 
A Avenida, então chamada de Rua, já foi da Praça D. Luís ao Caneiro de Alcântara, depois, já com o estatuto de Avenida, ia de S. Paulo a Alcântara. Mas sempre correu paralela ao Rio Tejo e à linha férrea que liga o Cais de Sodré aos Estoris, isto é, a Linha de Cascais.

A longa Avenida conhece, no seu percurso, a Praça Duque da Terceira, o Mercado da Ribeira, a Administração do Porto de Lisboa, a Infante Santo, a Gare da Rocha do Conde de Óbidos, o Palácio da Cruz Vermelha, o Museu Nacional de Arte Antiga.

Aqui há dois anos, a Câmara anunciou o propósito de fazer da Avenida uma Alameda 24 de Julho. Veremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário