sábado, agosto 04, 2012

Os séculos da Sé


Diz a tradição que na escada de uma torre da Sé de Lisboa ficou impressa uma cruz, marcada para sempre na pedra pela impressão do dedo do pequeno Fernando de Bulhões, na altura simples menino do coro, futuro Santo António de Lisboa. A Sé de Lisboa terá a idade da nacionalidade portuguesa. Não há vestígios de construção anterior, mas admite-se que sensivelmente naquele local existia à data da conquista a mesquita maior, ou aljama (Alfama?), segundo conta o historiador António Borges Coelho, no II Volume, da sua preciosa História de Portugal.
Construída no estilo românico, provavelmente no reinado do fundador, a Sé foi reconstruída após cada terramoto, ao sabor das modas de cada época, e corrigida de excessos e desmandos arquitetónicos em anos seguintes.
Ainda agora a Sé está em obras, nos claustros, à procura da sua identidade, e em escavações, em busca das suas origens. A Sé de Lisboa não tem rendilhados de pedra, como outros monumentos da cidade. É austera e solene e o que impressiona os visitantes é precisamente a sua austeridade e solenidade. E aquelas pedras que são testemunhas silenciosas de séculos de História da cidade e do País.
Texto de João Francisco. Fotos de Francisco João (direitos reservados).

Sem comentários:

Enviar um comentário