quarta-feira, julho 11, 2012

"Cidade Branca"

As revistas Time e USA Today incluíram este ano nas propostas de férias para os leitores uma visita a Lisboa. A Time designou-a por "Cidade branca", recuperando o título do filme de 1983 do suíço Alain Tanner. O filme contava uma história pouco mais que banal e o título, na opinião de Baptista-Bastos, devia-se a "engano daltónico" do realizador. Mas Lisboa acabava por ser a verdadeira protagonista, na luz captada pelo diretor de fotografia Acácio de Almeida. Depois de "Cidade Branca",  confessando-se fascinado por Lisboa, Tanner rodou "Requiem", baseado no romance de António Tabucchi. Contenporânea dos filmes de Tanner é a "Lisbon Story", de Wim Wenders.
Volta e meia, a "cidade branca" está na moda, precisamente porque é uma cidade cujo fascínio e esplendor ultrapassa o efémero e o casual. A revista Time chamava-lhe este ano "a cidade branca imponente". Pouco antes, Jeremy Irons e Charlotte Rampling tinham contracenado com Nicolau Breyner e Beatriz Batarda nas filmagens de "Comboio noturno para Lisboa", segundo romance de um outro suíço, Pascal Mercier.
Esta cidade imponente desperta curiosidade lá fora. Cá dentro acende paixões.
Texto de João Francisco. Foto de Francisco João (direitos reservados) 

4 comentários:

  1. jose nunes11/07/12, 15:23

    muito bem, muito bem, muito bem!!!
    os meninos João Francisco e Francisco João estão a fazer um magnífico trabalho!
    (o que, também, não surpreende, atendendo à alta qualidade dos autores)
    abraço grande!
    keep on!
    José Nunes

    ResponderEliminar
  2. tou a gostar... mas quem é um e quem é o outro? O JF e o FJ

    ResponderEliminar
  3. Uma excelente ideia este blog, pelo tema e conteudo, mas também pelas memórias de Lisboa a dois que ficarão para sempre a esta dupla JF e FJ, tempo de qualidade :)
    Beijinhos aos dois

    ResponderEliminar
  4. Grande ideia. Parabéns aos Joões.
    Abraço
    V. R.

    ResponderEliminar