quarta-feira, abril 20, 2016

Deus Dinheiro tem Museu instalado numa Igreja da Baixa

A antiga Igreja de S. Julião
No Museu do Dinheiro, que abriu em Lisboa na quarta-feira, 20 de Abril de 2016, não se pode mexer nas notas e nas moedas expostas mas é possível passar a mão por uma barra de ouro que valerá – consoante a cotação – à volta de 500 mil euros.
Mercadores à porta do Templo
O Museu expõe 1.200 peças de um acervo de mais de 50 mil, coleccionadas desde 1975, e está instalado na antiga Igreja de S. Julião, no Largo do mesmo nome, vizinha da Câmara Municipal de Lisboa. 
A Igreja depois de templo religioso foi armazém e garagem. Agora é Museu. À colecção própria do Museu do Dinheiro juntam-se peças emprestadas pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda. O projecto museográfico é do designer Francisco Providência. 


A nota de 500 de Alves dos Reis
O Museu tem diversos “tesouros” em exposição: a primeira moeda do ocidente, do século VII a.C., a moeda Manuelina do século XV, o "Morabitino de Sancho II", como também as notas produzidas por Alves dos Reis no século XX.
Não se paga no Museu do Dinheiro. Mas levanta-se bilhete, através do qual se pode aceder às actividades do Museu: brincar com moedas, fazer uma moeda e uma nota com a fotografia do próprio visitante.


Sem comentários:

Enviar um comentário