segunda-feira, junho 01, 2015

Portugueses devoram 13 sardinhas por segundo

Segundo uma reportagem do jornal Público, Portugal consome 13 sardinhas por segundo no mês de Junho, para o que contribuem decisivamente as Festas Populares de Lisboa – Santo António, 12 para 13 de Junho -, Porto – São João, 23 para 24 de Junho -, e Montijo (São Pedro, 28 para 29 de Junho).
A reportagem assinala que, traduzidas em unidades, as toneladas descarregadas nos portos nacionais no mês de Junho representam em média 35 milhões de sardinhas no mês dos Santos Populares.
Mas atenção! Desde o final dos anos 70, os picos de captura de sardinhas têm sido progressivamente menores.
A reportagem assinala: “Há cerca de quinze anos, investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera identificaram uma relação entre ventos mais intensos na costa no Inverno e os baixos níveis de recrutamento observados também nos anos 1990. No Verão, a nortada é benéfica para a sardinha. Provoca um afloramento de águas frias e carregadas de nutrientes do fundo do mar e os peixes banqueteiam-se neste festim. Mas se ocorre no Inverno, coincide com a época de reprodução e acaba por dispersar os ovos e larvas, tornando mais difícil a sua sobrevivência.”

E foi assim que a pesca da sardinha em Portugal caiu para 32 mil toneladas em 2012, 28 mil em 2013 e apenas 16 mil em 2014.

Que mais irá acontecer-nos? 
Veja a reportagem do Público.

Fotos Beco das Barrelas 

Sem comentários:

Enviar um comentário