sexta-feira, março 13, 2015

Cidadãos querem salvar lojas de carácter e tradição

Paraíso perdido
A crise, com brutal diminuição do consumo interno e agravada pelo aumento das rendas, levou ao encerramento muitos estabelecimentos de Lisboa. Basta andar pelas ruas da cidade: lá fechou mais uma porta, lá mudou de ramo, ou de proprietário, mais uma instituição, lá está mais uma loja com morte anunciada, lá está mais um ícone da cidade condenado à morte, mais memória perdida, mais história deitada para o lixo.
Cidadãos associados no Fórum Cidadania Lx - movimento para salvaguarda do património de Lisboa – criaram agora uma plataforma que junta lojas com mais de meio século em torno de um objetivo: travar a tendência de desaparecimento destes espaços e revitalizar o comércio tradicional.
Alfarrabista Barateira é agora uma Barbière
Nos últimos três meses, o Fórum Cidadania Lx  fez um levantamento das várias lojas tradicionais existentes na capital portuguesa, contactando com os proprietários para integrarem o "Círculo das Lojas de Carácter e Tradição", sem qualquer custo para os lojistas, com o objetivo de "promover o comércio de caráter e tradição a nível local, nacional e internacional, designadamente pela via cultural e turística".
O projeto pretende "colocar estas casas [lojas] nas rotas turísticas nacionais e estrangeiros", pelo que está em estudo, através da Associação de Turismo de Lisboa, "a integração das lojas nos mapas da cidade".
O "Círculo das Lojas de Carácter e Tradição de Lisboa" vai ter uma insígnia própria para distinguir as lojas tradicionais de outros estabelecimentos e um roteiro de visitas às lojas integradas no projeto.
Fotos Beco das Barrelas 

Sem comentários:

Enviar um comentário