quinta-feira, julho 12, 2012

Requalificação da Mouraria? Bem precisa

Esta é a casa, na Rua do Capelão, onde terá vivido Maria Severa Onofriana, a mítica Severa do fado. Também há quem diga que a Severa nasceu na Mouraria mas isso é menos consensual. Mas lá viver e cantar, na Rua do Capelão, no século XIX, tudo indica que sim. Do outro lado da rua estreita, devidamente assinalada, fica a casa onde nasceu Fernando Maurício e  que é hoje uma loja de discos e filmes indianos decorada com cartazes de estrelas de Bollywood.
A Severa viveu na miséria e morreu aos 26 anos minada pela tuberculose, sendo sepultada em vala comum no Alto de São João. Mas a memória e o culto de um símbolo do fado mereciam viver para sempre com outra dignidade e reconhecimento.
 
Texto de João Francisco. Foto de Francisco João (direitos reservados)

2 comentários:

  1. Fez muito bem em informar. Às vezes eles - os responsáveis - até não fazem por mal, só que não sabem...Vai ver que se lerem as suas oportunas palavras, alguma coisa resultará. Posso sugerir? Mande para o António Costa, que ele tem e-mail e sensibilidade, que são duas coisas extraordinárias. Pela minha parte, adoro que existam pessoas que saibam coisas importantes e que as digam. Saudações do ftordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos seguir o conselho do Fernando Tordo. E aproveitamos para saudar tão ilustre visitante que é - simplesmente - o maior melodista actual e de há muitos anos da música portuguesa. E assim, não dizemos "Adeus tristeza" mas saudamos "O Bem Aparecido". J e F.

      Eliminar