quinta-feira, março 17, 2016

Carris faz agulha para a CML

O Governo está a negociar a anulação da subconcessão da gestão da Carris e do Metropolitano de Lisboa ao grupo mexicano ADO-Avanza. Os mexicanos concorreram à concessão dos transportes de Lisboa com o objectivo der estabelecer na capital portuguesa a alavanca para uma posição de liderança na área da mobilidade urbana da Europa.
Mas o poder político de Portugal mudou a meio do processo e António Costa – que foi presidente da Câmara de Lisboa – lidera agora um governo que decidiu meter travões da fúria de privatizações e concessões do executivo anterior.
O cenário em que o Governo de António Costa está a trabalhar admite que a propriedade da Carris passe para o domínio do município da capital, aspiração antiga da autarquia.
O actual Governo português assentou num acordo entre PS, Bloco de Esquerda e PCP. O programa do acordo pressupunha o reforço das competências das autarquias locais na área dos transportes, o que implicaria a anulação de concessões e privatizações dos transportes colectivos de Lisboa e Porto que estavam em curso.
“O objectivo é claramente aproximar as empresas de transporte rodoviário dos municípios”, afirmou recentemente o secretário de Estado dos Transportes.
Fotos Beco das Barrelas 

Sem comentários:

Enviar um comentário