quarta-feira, outubro 22, 2014

E no entanto, a movida move-se


A movida de Lisboa, como o próprio nome indica, move-se. Houve uma época em que se centrou no Bairro Alto, ao mesmo tempo que disparava ao longo da 24 de Julho desde a Ribeira até Alcântara. Depois, começou a descer pela Bica, acabando por ligar Bairro Alto e Cais do Sodré. 

Ao mesmo tempo expandiu-se para Santos.
E hoje a movida noturna de Lisboa ocupa o Bairro Alto, de onde irradia para o Príncipe Real e para o Rato, instalou-se na Bica e retomou a tradição boémia do Cais do Sodré, alastrou até Santos, onde estabelece ramais para o Rato pela Avenida D. Carlos e por São Bento, ocupando o interior em direção ao Bairro Alto. Já chegou a Alcântara. E para Oriente instalou-se no Parque das Nações.
No miolo da cidade, a movida já tem marcação no Arco do Cego.
Ao mesmo tempo vai tomando lugar de forma crescente e tentacular em Alfama, ao longo da Rua dos Remédios. E a Mouraria começa a baixar a resistência.
É uma cidade dentro da cidade ou, mais propriamente, uma mancha que alastra no mapa da cidade como uma maré de óleo, e nem se sabe de onde vem tanta e tão disponível gente – em tempo e dinheiro - para fazer mover a movida.
O problema é que a expansão imperial da movida há muito que ultrapassou qualquer região demarcada e já bate à porta de casa dos residentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário