sexta-feira, outubro 10, 2014

Nossas amigas árvores

Árvore da Borracha "parqueada" no Largo Hintze Ribeiro
Serão cerca de 50 mil as árvores plantadas em – mais o arvoredo de um Parque Florestal, duas matas, duas quintas, dois jardins botânicos e dezenas de outros jardins. A estimativa é flutuante: a população de árvores, cresce, vive e morre. De pé mas morre e nem sempre de morte natural. No Inverno de 2013, o Parque Florestal de Monsanto perdeu cerca de 1.500 árvores devido ao temporal. Além disso, as árvores também se abatem por doença ou se constituírem perigo para.

Príncipe Real
Existem na cidade de Lisboa 190 espécies de árvores. E existem 66 árvores classificadas de interesse público, do cipreste do Príncipe Real à Árvore da Borracha, do Largo Hintze Ribeiro ou à Bela-Sombra, do Largo do Limoeiro. Têm nomes em arrevesado latinório ou em singelo português: casuarina, cedro-dos-himalaias, figueira-benjamim, erythrina, cedro-do-buçaco, sumaúma, metrosidero , corinocarpo, pinheiro-de-norfolk, tamareira-das-canárias, cipreste-de-montezuma, pinus pinea, cupressus sempervirens, pinheiro-manso, cipreste, sobreiro, etc.

Também têm donos: das 66 árvores classificadas, 58 são propriedade da Câmara de Lisboa e oito pertencem a privados. Mas principalmente têm folhas que produzem oxigênio e ramos que nos dão sombra.
Texto e fotos Beco das Barrelas /D.R. 

Sem comentários:

Enviar um comentário