quinta-feira, junho 06, 2013

Bertrand Chiado: ... e também temos livros


Um inquérito online, promovido pela Associação de Editores e Livreiros (APEL), no âmbito do programa “Ler em Todo o Lado”, concluiu que a Bertrand do Chiado é a livraria preferida na cidade de Lisboa.
A Livraria Bertrand, na rua Garrett, foi fundada em 1732 por Pedro Faure e, em 2010, foi considerada a mais antiga livraria em atividade, pelo Guiness Book.
Com 281 anos de vida, a Bertrand do Chiado, como diz na sua própria publicidade tem um longo historial : “Assistimos a um terramoto, a uma guerra civil, a 9 reis, a um regicídio, a 16 Presidentes, a 48 primeiros-ministros, a 3 Repúblicas, a 6 golpes de Estado, a duas guerras mundiais, à queda do Muro, à unificação da Alemanha, à entrada do euro… e também temos livros sobre o assunto”.
 
Pelos seus balcões e pelas suas salas passaram nomes como José Fontana, que foi empregado e ali se suicidou em 1876, Alexandre Herculano, vários intelectuais da denominada “geração de 70”, como Oliveira Martins, Eça de Queiroz, Antero de Quental e Ramalho Ortigão. Aquilino Ribeiro, falecido há 50 anos, foi frequentador assíduo da Bertrand, e a livraria criou um espaço denominado Cantinho do Aquilino.

Ler devagar
No segundo lugar classificou-se a Livraria Pó dos Livros, na avenida Marquês de Tomar, fundada em 2007, e no 3.º, a Ler Devagar Lx Factory, em Alcântara-Mar, aberta desde 2009, e que arrecadou também o Prémio Melhor Ambiente. O 4.º lugar foi para a Livraria Ferrin, no Chiado, e o 5.º, para a Leya na Barata, na avenida de Roma. O Prémio Melhor Atendimento foi para a Livraria Ler, em Campo de Ourique, que foi fundada em 1970.

Breco das Barrelas / D.R.

1 comentário:

  1. Das livrarias classificadas prefiro a Ler, de Campo de Ourique. Não tem espantalhos de papelão à porta, a apregoar a banha das cobras da "literatura" light, de tv, e para se chegar aos livros não é preciso passar por sucessivas barreiras de "papéis pintados com tinta", em espaços alugados pelas editoras.

    ResponderEliminar