segunda-feira, agosto 13, 2012

São Vicente de Fora, cá dentro

As torres da fachada da igreja de São Vicente de Fora – de Fora por se situarem no exterior das muralhas godas - avistam-se de meia Lisboa. O templo é do século XII, reconstruído nos séculos XVI, XVII e XVIII. Mas para quem o vê de longe, o templo nem sempre parece o que é: uma monumental frontaria, encimada por duas torres, a que se segue o corpo do mosteiro. Segundo muitos ângulos de visão, São Vicente e Santa Engrácia serão uma e a mesma construção. Ilusão de ótica, erro de perspetiva.
A primeira pedra da Igreja de São Vicente foi lançada no mês seguinte ao da conquista da cidade, cumprindo uma promessa de D. Afonso Henriques. A Igreja de Santa Engrácia - Panteão Nacional desde 1966 - começou a ser erguida em 1682, ficando concluída em 1963. Quase três séculos demoraram as “obras de Santa Engrácia”. Separados por duas ruas, o que os dois templos têm em comum é fazerem parte do cenário de uma Lisboa magnífica.
Nas fotos, a Igreja de São Vicente vista do Castelo e das Portas do Sol.

Fotos de Francisco João (direitos reservados). Texto de João Francisco.

3 comentários:

  1. e que bem que ficam na luz de Lisboa

    ResponderEliminar
  2. E que boas fotos e optimo texto...Já aprendi qualquer coisa hoje...Ai as outras obras de Santa Engracia no resto do país (não são é tão bonitas, a maior parte delas....)....

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao João Francisco e ao Francisco João, muito giro o trabalho deles... :)

    beijos
    Rita Lello

    ResponderEliminar