sexta-feira, abril 17, 2015

Jornal de Nova Iorque descobre rua rosa de Lisboa

Não, não foi a Rua da Rosa, que atravessa todo o Bairro Alto do Elevador da Bica à Rua D. Pedro V, que o New York Times descobriu em Lisboa. Foi a Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré, com o pavimento pintado cor-de-rosa e a disposição dos frequentadores para a folia pintada de todas as cores.
“Durante décadas, prostitutas e marinheiros foram os principais residente da Rua Nova do Carvalho, um trilho à beira-rio pavimentado por velhos clubes noturnos à semelhança de Roterdão, Liverpool, Copenhaga e outros portos”. Esse era o tempo do Cais do Sodré e Bairro Alto magistralmente narrado por Dinis Machado em “O que diz Molero”. Mas esse Cais do Sodré, o NYT não o conheceria, a não ser, eventualmente, por relatos de marinheiros americanos com ressacas e nódoas negras como recordações do Texas Bar.


Agora, o New York Times descobriu a Rua Nova do Carvalho, em Lisboa, “fechada ao trânsito, pintada com um alegre tom rosa e elevada à artéria com mais movimento e festa de Lisboa, graças a uma parceria entre donos de bares e ação municipal”, continua o NYT.

O jornal nova-iorquino destaca estabelecimentos e restaurantes da Rua cor-de-rosa, “com a sua oferta diferenciada de produtos típicos”, e recomenda bares como o Povo, o Bar da Velha Senhora, com os seus espetáculos burlescos, e palcos como o Tokyo e o Music Box.


E é assim que Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré, em Lisboa, é cotada pelo NYT entre as “12 ruas preferidas da Europa”, a par de outras artérias festivas em Paris; Berlim; San Sebastian; Milão; Londres; Istambul; Oslo; Viena; Madrid e Praga.

Sem comentários:

Enviar um comentário