terça-feira, abril 21, 2015

Valores de Lisboa

D. José
Não, não vou falar da Bolsa nem do PSI20 nem de preços e mercados.
Vou registar valores inscritos nas pedras da Cidade de Lisboa, em alguns dos seus 57 monumentos nacionais: merecimento, talento, reputação, coragem, valentia. Até porque parece que alguns valores desta cidade antiquíssima andam um tanto esquecidos.
Faça-se um percurso pela cidade de Lisboa, entrando pela belíssima Praça do Comércio, passando a Rua Augusta, seguindo pelo eixo em direção aos Restauradores, Marquês de Pombal, Saldanha e Entrecampos.
Observem-se os monumentos: a estátua equestre de Dom José, o Arco da Rua Augusta, o Obelisco da Praça dos Restauradores, o Monumento e Estátua ao Marquês de Pombal, a estátua do Duque de Saldanha, o Monumento ao Povo e aos Heróis da Guerra Peninsular. E então, que conjunto de valores temos imortalizados na pedra ou no bronze?
Arco


Na estátua de Dom José, a Fama e o Triunfo e ainda «generosidade régia erguendo-se do trono para socorrer a cidade em ruínas, sendo auxiliada pelo governo do reino, que lhe apresenta o amor da virtude, pelo comércio, que lhe depõe as suas riquezas, e pela arquitectura que mostra os planos da nova cidade». No Arco da Rua Augusta, a glória coroando o génio e o valor.
Restauradores

O Obelisco dos Restauradores comemora a Restauração da Independência Nacional e o fim do Domínio Filipino em Portugal: os anjos da Vitória e da Independência.
A estátua do Marquês, no seu «pedestal de glória», representa a força e a vitória sobre «o vil letargo secular a alma generosa e forte da nação», simbolizados «por um leão que se levanta rugindo, e esmaga a reacção teocrática e a reacção feudal que a traziam subjugada», segundo palavras do autor do projecto do monumento.
O Marquês contemplando a sua obra


A postura enérgica e vigorosa do Duque de Saldanha é seguida por outros elementos do monumento, designadamente a Vitória Alada da face frontal do pedestal, glorificando vitórias pela Liberdade e pela Independência Nacional.



Saldanha


O Monumento ao Povo e aos Heróis da Guerra Peninsular, em Entrecampos, tem uma leitura épica: o monumento presta homenagem aos túmulos de Vasco da Gama e de Luiz de Camões, glorificando a defesa da Pátria e a vitória do Espírito. Mas o fulcro do monumento é o bronze da Pátria, de cinco metros de altura, e os soldados, de armas em riste, escorraçando a águia napoleónica.

Guerra Peninsular


Fama e triunfo, génio e valor, vitória e independência, força, liberdade, independência nacional, estes são com efeitos os valores de Lisboa. 


Texto e fotos Beco das Barrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário