terça-feira, outubro 08, 2013

A cidade tal qual se lê


Lisboa está nos livros e há uma cidade para conhecer na Lisboa escrita. Camões e Pessoa, Saramago e Cesário, Eça e Almada estão agora nos itinerários de escritores da cidade. Uma geografia da literatura que permanece para além da vida dos autores e das épocas das suas obras.

Eis os calendários e percursos de algumas das incursões pela Lisboa que vem nos livros, para o mês de Outubro, numa iniciativa da Direção de Ação Cultural da Câmara de Lisboa:

Eça de Queirós - 8 de Outubro, 10 horas, concentração na Rua da Escola Politécnica, junto à escadaria da faculdade: A Lisboa de como A Tragédia da Rua das Flores, O Primo Basílio ou Os Maias. O itinerário percorre a Lisboa do fim do século XIX, iniciando-se na Rua da Escola Politécnica e terminando no Largo Barão de Quintela.

Cesário Verde - 10 de Outubro, 10 horas, concentração junto à Sé de Lisboa: O percurso acompanha os principais desenvolvimentos da história portuguesa da época em que viveu Cesário Verde e percorre os locais da Baixa lisboeta frequentados pelo poeta.

Fernando Pessoa - 16 de Outubro, 10 horas, concentração no Largo de São Carlos: O percurso segue os passos do poeta, desde o Largo de São Carlos, onde nasceu, até ao Martinho da Arcada, onde tomou o seu último café, pelos locais e estabelecimentos que frequentou.
Blimunda
José Saramago - 19 e 25 de Outubro, 11 horas, concentração no Largo de São Domingos: O Memorial do Convento evoca a grande empreitada do reinado de D. João V que foi a construção do Convento de Mafra e a Lisboa da Inquisição.

Mural alusivo a Almada
na Calçada da Glória
Almada Negreiros - 23 de Outubro, 10 horas, concentração no Miradouro de São pedro de Alcântara - Escritor e pintor, Almada foi figura central da geração de modernistas portugueses. Obras suas são visíveis em diversos pontos da cidade.

Luís de Camões - Lisboa, 30 de Outubro, 10 horas, concentração junto à estátua do poeta na Praça Luís de Camões - O poeta frequentou a corte, quando mais não fosse para receber a tença, e a boémia de Lisboa, e terá sido aqui que iniciou a escrita de Os Lusíadas. A visita começa na Praça que tem o nome do poeta e termina no Pátio do Tronco, onde Camões esteve preso.

Marcações pelo telefone 218170742, das 10,00h às 12,30h e das 14,30h às 17,00h.

Sem comentários:

Enviar um comentário