quarta-feira, novembro 23, 2016

Diário de Notícias despediu-se da Avenida da Liberdade

Com 152 anos de idade, o Diário de Notícias muda-se pela segunda vez: nasceu no Bairro Alto, na rua que ficou com o nome do jornal, mudou-se para a Avenida da Liberdade, paredes meias com o Marquês de Pombal, em 1940, para um prédio construído de raiz que ganhou nesse ano o Prémio Valmor e que ostenta no interior painéis de Almada Negreiros; agora vai para a Torres de Lisboa, juntamente com os outros títulos do grupo Controlinveste. 

1864 – O jornalista e escritor Eduardo Coelho e o industrial tipográfico Tomás Quintino Antunes fundam o Diário de Notícias. 

1919 – O Diário de Notícias é vendido à empresa de moagens Companhia Industrial de Portugal e Colónias. Assume a direcção do jornal Augusto de Castro, jornalista e ex-político monárquico; dirige o DN até 1971.
1940 – O DN muda-se do Bairro Alto para edifício próprio, junto ao Marquês de Pombal; o edifício, que ganha neste mesmo ano o Prémio Valmor, está decorado no interior com painéis de Almada Negreiros.
1971 – Fernando Fragoso substitui Augusto de Castro na direcção do DN.
1974, Junho – O I Governo Provisório nomeia António Ribeiro dos Santos director do DN.
1975 – Assume a direcção do DN o jornalista Luís de Barros, até então redactor do Expresso, tendo como director-adjunto José Saramago.
1975, Novembro – Assumem a direcção do DN Vítor Cunha Rego, director, e Mário Mesquita, adjunto.
1976 – O DN associa-se ao jornal A Capital na Empresa Pública Notícias Capital (EPNC).
1991 – O governo de Cavaco Silva privatiza a EPNC. Os títulos do grupo (DN e JN) são comprados pela Lusomundo pelo equivalente a 42 milhões de euros.
2005 - O Grupo Controlinveste adquire a Lusomundo Serviços, que entretanto havia sido comprada pela PT Multimédia do grupo Portugal Telecom em 2000.
2014 – O empresário angolano António Mosquito Mbakassi compra 27,5 por cento do capital da Controlinveste e associa-se a Joaquim Oliveira, Luis Montez, BES e BCP no grupo que detém, entre outros, os títulos Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSFO Jogo
2016 – O DN muda-se para as Torres de Lisboa, com os restantes títulos da Controlinveste.  

Sem comentários:

Enviar um comentário