sexta-feira, julho 11, 2014

Nova Santa Engrácia na Ribeira das Naus


Foram as infindáveis obras do Metro na Praça do Comércio – com parte da cidade a afundar-se -, as obras infindáveis na própria Praça, as obras no Ministério das Finanças, as obras infindáveis da requalificação da Zona Ribeirinha – no dia da conclusão da primeira fase foi anunciado o arranque da segunda fase -, foi o desvio do trânsito da Ribeira das Naus para a Rua do Arsenal e Bernardino Costa, mais as obras na estátua do próprio D. José e as obras no Arco da Rua Augusta, foi o avanço sobre o rio com criação de um espaço verde e de uma pequena praia…

A zona da Praça do Comércio e respectivas redondezas está em obras há perto de duas décadas. Só a ligação do Metro da Baixa-Chiado a Santa Apolónia – inaugurada em 19 de Dezembro de 2007, pelos sucessivos atrasos na Praça do Comércio -, demorou 11 anos. Foi agora anunciado que o trânsito na Avenida Ribeira das Naus, cortado em Abril, será retomado em Setembro mas com muitas restrições. As obras não acabaram…

Corta o trânsito, desvia o trânsito, interrompe o trânsito, condiciona o trânsito, engarrafa o trânsito… Talvez no final de tudo isto – a haver um final – a Cidade e os lisboetas ganhem com tanta obra, tanta interrupção, tanta demora e tanto atraso. Mas que Lisboa e os lisboetas penaram, lá isso penaram!

Um inquérito da agência Lusa no local, publicado nos jornais, revela que os comerciantes e residentes na zona estão divididos: uns criticam o caos no trânsito na Ribeira das Naus; mas outros acreditam que no final vai ser bom para o turismo.
Texto e fotos Beco das Barrelas / D.R. 

1 comentário:

  1. Em 1966, o Thomas Cabeça-de-Abóbora inaugurou o fim das Obras de Santa Engrácia. Os Ridículos!

    ResponderEliminar