sexta-feira, março 28, 2014

REAPARECEU A PLACA NO PRÉDIO QUE FOI SEDE DA PIDE
















FOI REPOSTA PELA CML, NO DIA 22 DE ABRIL PASSADO, A PLACA QUE RECORDA OS MORTOS DE HÁ 40 ANOS SOB AS BALAS DISPARADAS PELOS PIDES DA JANELA DA SEDE DA POLÍCIA POLÍTICA SOBRE A MULTIDÃO.
A PLACA É IDÊNTICA À QUE DESAPARECERA. ATÉ MANTÉM O ERRO NO NOME DE UMA DAS VÍTIMAS. SEGUNDO REPORTAGEM DE MIGUEL CARVALHO NA REVISTA VISÃO, O NOME JOSÉ GUILHERME REGO ARRUDA ESTÁ ERRADO: A VÍTIMA CHAMAVA-SE JOÃO ARRUDA, ERA ESTUDANTE DE FILOSOFIA, NATURAL SE 
S. MIGUEL, AÇORES.
 Desapareceu a placa colocada na sede da antiga PIDE, na Rua António Maria Cardoso, nº 22, em Lisboa, onde agora funciona um condomínio de luxo. 
A placa tem inscritos os nomes dos quatro portugueses assassinados pela PIDE no 25 de Abril e foi colocada como homenagem de um grupo de cidadãos às únicas vítimas de um crime de sangue no dia 25 de Abril de 1974. A PIDE - que não arriscou opor-se à Revolução dos Capitães - despediu-se como existiu, matando com cobardia. Graduados da PIDE/DGS dispararam da varanda do 1º andar do edifício sobre a multidão que se manifestava na rua.
A placa original foi colocada num muro em frente da antiga sede da PIDE, por iniciativa de um grupo de cidadãos, em 1980. Veio a desaparecer, tal como a actual, e quando foi reposta mudou para local mais discreto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário