quinta-feira, janeiro 05, 2017

"Se houver uma repetição do sismo de 1755, um terço de Lisboa fica em escombros"

O vice-presidente do Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção do Instituto Superior Técnico,
declarou perante os deputados da Assembleia Municipal de Lisboa que "se houver uma repetição do sismo de 1755, um terço de Lisboa fica em escombros".
Especialmente porque a reabilitação urbana na cidade está a ser "um 'peeling' aos edifícios" [uma mera intervenção estética]. "Melhoram-se as condições de habitabilidade e o aspecto dos prédios e pronto", considerou, afirmando que fica de fora o reforço do edificado.
O especialista, Mário Lopes, defendeu também que "a legislação actual como está vale zero" quanto à obrigatoriedade de adequação sísmica das construções, pelo que é "urgente promover nova regulamentação".
Assim, "é necessário fazer o reforço dos edifícios", uma vez que "60% dos edifícios em Lisboa não foram feitos para resistir a sismos", alertou.
"Estamos em cima de um barril de pólvora com o rastilho a arder e não sabemos quando vai rebentar", acrescentou Mário Lopes perante os deputados municipais, criticando o facto de muitos prédios na baixa de Lisboa terem pilares cortados no piso térreo.
texto dos jornais de 5 de Janeiro de 2017
 Fotos Francisco / Beco das Barrelas 

Sem comentários:

Enviar um comentário