quinta-feira, abril 21, 2016

Lissabon a “cidade mais bonita do mundo”

A alemã Alexandra Klobouk visitou pela primeira vez Lisboa em 2010, juntamente com o namorado, quando ambos terminaram a universidade.
Um ano depois, optaram por viver na capital portuguesa, que descrevem como a “cidade mais bonita do mundo”. Posteriormente o casal voltou à Alemanha mas conservou a cidade de Lisboa no coração.
Alexandra Klobouk lançou agora um guia bilingue de Lissabon, um roteiro de Lisboa, no qual alerta para as mudanças que a capital tem sofrido, motivadas pela procura turística, e confessa o seu receio de que os moradores abandonem os bairros históricos, como Alfama, transformando-os em locais de atracção tipo “jardins zoológicos”.

“Quando há crises [financeiras], as pessoas com dinheiro são os turistas, pelo que é totalmente compreensível” que haja casas e lojas que lhes são dedicadas, mas “tenho a sensação de que a renovação de Alfama a transforma num jardim zoológico”, só com atracções, defende Alexandra Klobouk.


Apontando o caso da barbearia Campos, que fechou no Chiado para o edifício onde se encontra acolher um restaurante ‘fast food’, a artista vinca que os turistas procuram a cidade “porque Lisboa é especial e não para frequentar cadeias de hotéis e de restaurantes”.
“Eu quero vir cá para ver as barbearias e as livrarias antigas, quero ir a Alfama e poder encontrar o Zé e a Maria”, insiste.

Sem comentários:

Enviar um comentário