sábado, abril 04, 2015

Lisboa já marcha

Alfama 2014
Quem anda nos bairros, ao fim do dia, pressente que anda qualquer coisa no ar. Raparigas e rapazes passam por nós apressados, convergem para uma associação, uma coletividade, um clube, uma garagem, um espaço, enfim. Se nos aproximarmos, ouvimos ressoar as caixas, os metais e as madeiras de um cavalinho e aí ficamos sem dúvidas: as marchas já marcam passo, daqui para a frente vai sempre a andar.
A dois meses e meio do desfile das Marchas de Santo António – Avenida da Liberdade, 12 de Junho, uma quinta-feira – nas coletividades todo o tempo é pouco: o guarda-roupa, as músicas e as letras, a coreografia, as vozes, sucessivos ensaios. O desfile é por Santo António e por Lisboa mas as Marchas são de competição entre os bairros.
Vinte e duas marchas de Lisboa vão descer a Avenida de Liberdade, por esta ordem: Marcha Infantil da Voz do Operário, Marcha dos Mercados e marchas dos bairros de Campolide, Mouraria, Santa Engrácia, Marvila, Alfama, Graça, São Domingos de Benfica, Carnide, Madragoa, Benfica, Bica, Alcântara, Bairro Alto, Baixa, São Vicente, Olivais, Lumiar, Alto do Pina, Beato e Ajuda.
Em 2014 Alfama ganhou o concurso das Marchas de Lisboa pelo segundo ano consecutivo. Nos últimos dez anos, Alfama alcançou oito títulos, para os quais muito contribuiu o ensaiador Carlos Mendonça, conhecido como “O Mourinho das Marchas” (na foto). Mendonça mudou-se em 2011 para o Alto do Pina, e venceu dois anos consecutivos (2011 e 2012), retirando-se depois da atividade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário