sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Sai mais um tour por Lisboa

Todas as semanas saem lá fora recomendações para visitar Lisboa e, uma vez em Lisboa, orientações precisas destinadas a encher  os sentidos do visitante: veja isto, ouça aquilo, saboreie aqui, beba acolá, demore-se nesta paisagem, descanse neste sossego.
Aqui no Beco das Barrelas vamos dando conta das recomendações que chegam, não tanto para fornecer aos lisboetas um guia para que conheçam a sua cidade, mas para que se orgulhem da cidade que têm e das formas como ela é tida em conta lá fora. E, já agora, para que cada um vá cotejando o que os visitantes conhecem e apreciam na nossa terra, o que valorizam, e o que desconhecem e que convém talvez ensinar-lhes ou recordar-lhes.
A fechar a derradeira semana do mês de Fevereiro de 2015, o site britânico London24 sugere Lisboa como destino de umas férias, apresentando a capital de Portugal como «uma cidade europeia fantástica, um verdadeiro cocktail do clima mediterrâneo e da história rica e gloriosa de Portugal».
O itinerário da visita é o rotineiro. Começa na Torre de Belém a olhar para os Jerónimos, passa pelos Pastéis de Belém, apresentados como «os melhores da cidade». Ora, dizer que os Pastéis de Belém são «os melhores da cidade» é tão disparatado como dizer que o Vinho do Porto é o melhor vinho do Porto. Os Pastéis de Belém são melhores e únicos no País e no mundo.

O percurso do London24 segue pela Igreja de São Domingos e salta dali para o Oceanário, o que só demonstra uma coisa: estes visitantes estão com pressa. Sem desmerecer na Igreja de São Domingos, como no Oceanário, este parece o itinerário da visita de um canguru a Lisboa: aos saltos, aterra aqui, aterra acolá, falta contexto, falta lastro a esta visita.
E assim, do Oceanário salta-se para um jantar, em Alfama ou no Bairro Alto – e porque não Avenidas Novas ou Madragoa; Alcântara ou a Baixa? E a visita segue pelo Fado, bares e discotecas.

Aqui para nós, é melhor ver de fugida a Lisboa aos soluços deste itinerário do que não ver nada. Mas Lisboa merece algum critério mas esclarecido, algum programa mais assente. Valha-nos a espontânea apreciação do site London24, no termo da visita:
«Lisboa é realmente uma cidade europeia fantástica, um verdadeiro cocktail do clima mediterrâneo e da história rica e gloriosa de Portugal». Sem dúvida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário