domingo, fevereiro 15, 2015

Lisboa lidera crescimento turístico na Europa


Lisboa liderou o crescimento turístico a nível nacional e europeu: foi a segunda cidade europeia com maior taxa de dormidas de estrangeiros e nos primeiros nove meses de 2014 cresceu 15,5% face a 2013. 
Para Fernando Medina, presidente da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), esta é a prova de que a cidade e a região souberam aproveitar o crescimento no sector que se verificou a nível internacional.
Medina fez comparações: em 1999, Lisboa teve 4,3 milhões de dormidas e 15 anos de pois foram 83 milhões, o que representa um aumento de 86%. O dobro do aumento registado a nível nacional.
A Associação lembra que o reconhecimento de Lisboa “enquanto destino turístico de excelência se confirma através dos muitos prémios a nível mundial” e, também, pela procura por parte de investidores. 

Menos um, mais 20 hotéis
No dia em que os lisboetas ficaram a saber pelo Diário de Notícias que os Hotéis Tivoli estão em pré-falência, souberam também que para este ano estão previstos 20 novos hotéis em Lisboa, que irão trazer um acréscimo de 1.600 quartos à cidade.
No primeiro trimestre estão previstas as aberturas do hotéis Sana Evolution (no Saldanha), Porto Bay Liberdade, Santiago de Alfama, Bessa Hotel Lisboa, My Story Hotel Rossio, Fénix Music, Skyna Hotel Lisboa e Lux Lisboa Park.
Ao longo do ano vão abrir os hotéis Lux Lisboa Park, Turim Saldanha, Vincci Selección, Riverside Alfama, Indigo Lisbon Old Town, Lux Hotel by Turim, Memmo Príncipe Real, Turim Boulevard, Hotel Pestana na baixa e a Pousada de Portugal no Terreiro do Paço.
Para o primeiro trimestre estão previstas as aberturas dos hotéis Sana Evolution (Saldanha), Porto Bay Liberdade, Santiago de Alfama, Bessa Hotel Lisboa, My Story Hotel Rossio, Fénix Music, Skyna Hotel Lisboa e Lux Lisboa Park.
A situação dos Hotéis Tivoli fica a dever-se, acima de tudo, à falência do principal accionista, a Rioforte, empresa que tem sido badalada a propósito dos investimentos da PT no Grupo Espírito Santo.
Texto e fotos Beco das Barrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário