quarta-feira, janeiro 09, 2013

Fado de Caetano Veloso promove Lisboa


Um vídeo de João Botelho sobre uma adaptação de um tema de Caetano Veloso, Os Argonautas, vai ser usado para promover a capital portuguesa como destino ideal para a instalação de criadores e de indústrias criativas.

Navegar é preciso. Viver...
O vídeo, intitulado "Lisbon, Soul of the World", foi encomendado pela InvestLisboa, empresa que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Comercial de Lisboa / Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa, para ser difundido na Internet, nas redes sociais, e em acontecimentos. "Bem-vindos a Lisboa. Cidade Criativa", é a mensagem que surge no final.

A divulgação do vídeo com o "fado brasileiro" ocorre no momento em que se completa um ano desde que o Fado foi considerado Património da Humanidade pela Unesco e no ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal.

No vídeo, de cerca de quatro minutos, a fadista Gisela João canta em versão de fado o tema afadistado de Caetano Veloso "Os Argonautas", enquanto navega pelo Tejo com Lisboa em fundo. O poema de Veloso assenta num verso supostamente de Fernando Pessoa. Mas o próprio Pessoa esclareceu em vida que a frase “navegar é preciso, viver não é preciso” era um velho ditado português cantado pelos navegadores.

Texto de João Francisco. Foto de Francisco João / Direitos reservados.

Veja e ouça aqui a versão de Os Argonautas por Caetano Veloso com Chico Buarque, juntos e ao vivo.
Veja e ouça aqui o vídeo de João Botelho.


Leia também:






 

Sem comentários:

Enviar um comentário