sexta-feira, janeiro 04, 2013

Associated Press recomenda Lisboa


A agência norte-americana Associated Press elaborou uma lista de atrações turísticas na região de Lisboa, quatro das quais na cidade, que recomenda a quem visitar Portugal. Belém, Alfama, Chiado e Baixa, são as recomendações na cidade de Lisboa; a Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais, é a quinta recomendação na região da capital.

“A cidade portuária mais a sudoeste da Europa não terá a variedade de Paris ou Londres”, diz a AP, acrescentando: “Mas tem uma escala adequada aos caminhantes, um estilo de vida pacífico, uma famosa hospitalidade e muita história”. Para além disso, nos restaurantes de Lisboa come-se peixe e mariscos excecionais.

Particularizando o mapa das visitas, a Associated Press recomenda em Belém o Padrão dos Descobrimentos, os Jerónimos, os jardins; em Alfama as ruas típicas; na Baixa o “raro padrão geométrico” com que a cidade foi reconstruída depois do terramoto de 1755; no Chiado, que a AP designa por “o bairro da Belle Époque do século XIX”, as recomendações vão para a estátua de Fernando Pessoa e os edifícios reconstruídos pelo arquiteto Siza Vieira.


Por outro lado, a revista Food & Wine classificou Lisboa entre as dez cidades mais românticas do mundo, destaque que partilha com Paris, San Francisco ou Praga. A revista selecionou 24 cidades, que listou consoante as vistas, arquitetura e gastronomia que ajudam a uma boa escapadela para os mais apaixonados. Lisboa está em oitava posição, e é considerada uma cidade bonita e barata.

Em 2012, Lisboa foi nomeada Cidade Europeia do ano, pela Academia de Urbanismo de Londres, e também considerada Destino de topo na Europa, pelo TripAdvisor.
 
Texto de João Francisco, fotos de Francisco João 
/ Direitos reservados.


 Leia também:

Sem comentários:

Enviar um comentário