segunda-feira, dezembro 24, 2012

Cidade Universal



 Sé: interior
Lisboa é capital de um País onde a Constituição garante a inviolabilidade da liberdade de consciência, de religião e de culto. Ninguém pode ser perseguido, privado de direitos ou isento de obrigações ou deveres cívicos por causa das suas convicções ou prática religiosa.

Ninguém pode sequer ser perguntado por qualquer autoridade acerca das suas convicções ou prática religiosa, salvo para recolha de dados estatísticos não individualmente identificáveis.


Mesquita de Lisboa
As igrejas e outras comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua organização e no exercício das suas funções e do culto.

Lisboa é uma cidade pluricultural, onde as civilizações, as religiões, as línguas, os costumes, a cultura, as práticas sociais, a gastronomia se cruzam ou mesmo se fundem, fazendo da capital de Portugal uma cidade universal. Ou não fosse de Lisboa que foi lançada a primeira ponte para a globalização da Terra, com a viagem de Vasco da Gama ligando a Europa à Índia. 
Sinagoga Shaaré Tikvá

Em Lisboa cruzam-se muitas religiões, predominando os cristãos católicos e outros cristãos - ortodoxos, protestantes - como outros não cristãos - entre os quais muçulmanos, judeus ou hindus.

A arquitetura religiosa em Lisboa traduz essa liberdade de culto. A Sé Catedral, a Mesquita, a Sinagoga Shaaré Tikvá ou o Tempo Hindu Radha Krishna e muitos outros templos convivem na cidade.
Igreja Ortodoxa Russa

“Cada um acredita no que quer”, como diz Rui Cardoso Martins no romance “Deixem passar o homem invisível”. E acrescenta: “Deus distribuiu esperanças infundadas, e outras razoáveis, é por isso que as pessoas vivem à espera do que lhe falta acontecer".

Texto e fotos Beco das Barrelas / Direitos reservados.
 
Ler também:






2 comentários:

  1. A igreja que aparece legendada como igreja ortodoxa russa, era, originalmente, uma capela católica, a Capela da Nossa senhora da Boa Nova. Foi cedida à relativamente pouco tempo a esta confissão. O que é apenas mais uma prova da saudável abertura e tolerância que existe no mundo e que deveria ser estendida ao resto do mundo. Boas festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde se lê "abertura e tolerância que existe no MUNDO", leia-se "abertura e tolerância que existe em PORTUGAL".
      obg.

      Eliminar